Página Inicial | Geral | Comércio lidera a geração de empregos no município

Comércio lidera a geração de empregos no município

Fecomércio projeta vendas 7,4% superiores no inverno

Por Da Redação 6 min de leitura

Setor criou quase 90% das oportunidades no ano

Papanduva acumula a criação de 136 empregos com carteira assinada no ano, segundo o Ministério do Trabalho. O dado se refere à recente divulgação do resultado entre janeiro e abril de 2025, considerando a diferença entre 1.078 admitidos e 942 demitidos no período.

A grande maioria das oportunidades foi gerada pelo comércio local, no caso, 122 vagas, quase 90% do total. Mesmo com os resultados positivos da indústria (+72) e dos serviços (+19), o saldo geral não foi maior porque a construção (-3) e principalmente a agropecuária (-74) não registraram bons desempenhos no primeiro quadrimestre.

Inverno
O inverno de 2025, que inicia semana que vem, deve representar um período de recuperação para o comércio varejista de Santa Catarina. Após registrar uma retração de 1,4% no ano passado, as vendas de vestuário, calçados e tecidos para a estação mais fria do ano devem crescer 7,4% nesta temporada. A projeção é do Núcleo de Inteligência Estratégica da Fecomércio no Estado, com base nos meses de maio a agosto.

O presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, afirma que os números refletem uma melhora na intenção de consumo das famílias catarinenses. Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Santa Catarina alcançou, em maio, o melhor índice de intenção de consumo para o mês desde 2014.

Cenário positivo
“O cenário econômico local está bastante positivo, apesar das incertezas no ambiente macroeconômico nacional. Santa Catarina apresenta a menor taxa de desocupação do país, de 3%, e um mercado de trabalho aquecido, com a geração de cerca de 74,6 mil novos empregos nos quatro primeiros meses deste ano”, destaca Dagnoni.