Síndrome da Fadiga Crônica: quando o repouso não alivia o cansaço
Saúde
Por Jornal Liberdade 7 min de leitura
Hoje vamos conhecer a Síndrome da Fadiga Crônica lembrada no dia 12 de maio junto com a Fibromialgia, que já foi tema do VideBula, no episódio 6.
A Síndrome da Fadiga Crônica, também conhecida pelo nome técnico encefalomielite miálgica, é uma condição biológica que compromete significativamente o funcionamento do organismo, afetando especialmente o sistema neurológico e o imunológico. Esta condição ainda é pouco compreendida e muitas vezes confundida com outras doenças.
Vale ressaltar que a Fadiga Crônica é real e impõe severas limitações ao cotidiano dos pacientes. Ela é muitas vezes comparada à fibromialgia por algumas semelhanças, mas possui características distintas.
A principal diferença entre a encefalomielite miálgica e a fibromialgia está nos sintomas predominantes. Enquanto a fibromialgia se manifesta sobretudo por dores musculares generalizadas, a Síndrome da Fadiga Crônica é marcada por fadiga intensa, profunda e incapacitante. Essa fadiga não se compara ao cansaço comum do dia a dia, que costuma ser aliviado com descanso.
A fadiga persistente limita a autonomia da pessoa e muitas vezes leva ao isolamento, agravando ainda mais os aspectos emocionais envolvidos com a condição.
Reconhecer a encefalomielite miálgica como uma doença crônica e incapacitante é essencial para combater o estigma que muitos pacientes enfrentam. O diagnóstico precoce e o acompanhamento médico adequado podem ajudar a amenizar os sintomas e melhorar o bem-estar geral.
O VideBula vai ao ar todas as terças-feiras, no site da Radioagência Nacional e nas principais plataformas de áudio.
Quer saber mais, tirar dúvidas ou sugerir temas os próximos episódios? Entre em contato pelo email videbula@ebc.com.br ou deixe seu comentário no canal do VideBula no Spotify.
Você pode conferir, no menu abaixo, a transcrição do episódio, a tradução em Libras e ouvir o podcast no Spotify, além de checar toda a equipe que fez esse conteúdo chegar até você.