Página Inicial | Destaque | Corpo de Bombeiros abre inscrições para profissionais da educação

Corpo de Bombeiros abre inscrições para profissionais da educação

Capacitação foca em noções de primeiros socorros

Por Da Redação 8 min de leitura

Interessasdos podem se inscrever a partir desta segunda-feira (9)

Pelo terceiro ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) disponibiliza o Curso de Noções de Primeiros Socorros para Profissionais da Educação. Com mais de 13 mil pessoas certificadas, ele tem capacitado os participantes a lidar com situações de emergência comuns no ambiente escolar. 

Este ano, as inscrições poderão ser realizadas a partir desta segunda-feira (9). O treinamento é totalmente gratuito e pode ser acessado pela plataforma de ensino a distância do CBMSC, neste site. Ele está aberto a profissionais das redes pública e privada de ensino. Ao final, os participantes recebem um certificado de conclusão.

Vítima de engasgo
O curso foi criado em conformidade com a Lei Lucas (sancionada após o trágico falecimento de um menino de 10 anos em uma excursão escolar, vítima de engasgo), vem auxiliando diversos profissionais a saber agir em situações similares em todo o país.

Embora o foco principal seja a desobstrução das vias aéreas, o conteúdo aborda diversas outras situações de emergência. Dividido em seis módulos, o curso totaliza 20 horas de estudo e é composto pelos seguintes temas:

-Introdução aos primeiros socorros;
-Segurança e prevenção;
-Avaliação de cena;
-Emergências respiratórias;
-Ressuscitação cardiopulmonar (RCP);
-Hemorragias e choque.

Atendimento a emergências
Também nesta segunda abriram as inscrições para o Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). O curso é ofertado de forma totalmente gratuita na modalidade a distância.

Cadastro
Com inscrições ilimitadas e acesso livre, o curso possui 40 horas de atividades e aborda conteúdos essenciais como noções e percepção de risco, atendimento pré-hospitalar e princípio de incêndio.

Para participar, o cidadão deve ser maior de 18 anos, acessar este site, preencher o cadastro que está disponível no link de acesso ao curso e em seguida, realizar a matrícula.

Habilitação
Ao final, se aprovado, o aluno pode obter certificado e habilitação para atuar como Agente Comunitário de Proteção Civil ou como Brigadista Voluntário.