Página Inicial | Geral | INCRA alerta: CCIR é obrigatório e tem emissão gratuita pela internet e ATENDIMENTO PESSOAL na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

INCRA alerta: CCIR é obrigatório e tem emissão gratuita pela internet e ATENDIMENTO PESSOAL na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Sbs

Por Jornal Liberdade 7 min de leitura

O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), mais conhecido como o “Incra” do imóvel, comprova que uma área rural está inserida no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), que reúne informações de todos os imóveis rurais, seus proprietários ou detentores, arrendatários e parceiros, de terras e florestas públicas no território brasileiro. 

O sistema disponibiliza anualmente, a emissão do CCIR atualizado, que é obrigatório para transações envolvendo a propriedade, como: transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar e partilhar (em caso de divórcio ou herança) o imóvel rural. O documento é necessário também para solicitar financiamentos bancários. 

A EMISSÃO do certificado está disponível via internet no endereço sncr.serpro.gov.br/ccir

Caso seja necessário atualização ou o proprietário prefira atendimento pessoal, a opção é buscar o atendimento na Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) localizada na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a qual mantém acordo com o Incra através da Prefeitura Municipal para essa atuação. 

Para os serviços vinculados ao cadastro de imóveis rurais nas UMCs. Não é necessário despachantes ou qualquer profissional para intermediação, podem ser solicitados pelos proprietários e são gratuitos. 

Fique atento e evite golpes

Antes de pagar a taxa cadastral, redobre a atenção, pois existem golpistas cobrando de forma irregular e ilegal para emissão do CCIR. Uma busca na internet pode levar a endereços falsos que estão aplicando golpes nos proprietários de imóvel rurais do país. O usuário é direcionado para páginas que pedem a inserção dos dados do imóvel rural e do titular e cobram por pix ou boleto valores que não se trata da taxa de serviço cadastral oficial cobrada anualmente pelo Incra e prevista em lei. Na dúvida, prefira o atendimento seguro na UMC da prefeitura.