Deputado Fernando Krelling entrega ofício ao ICMBio e se manifesta contra criação de nova unidade de conservação no Quiriri, em Joinville
Estado
Por Jornal Liberdade 7 min de leitura
Nesta semana do inicio de dezembro/2025, o deputado estadual Fernando Krelling (MDB), vice-presidente da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) esteve no ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em Florianópolis, para protocolar uma moção pedindo explicações e se manifestando contrário a criação de uma nova unidade de conservação ambiental na região do Quiriri, em Joinville. O órgão federal iniciou estudos técnicos para a implementação desta nova área de conservação há algumas semanas.
Segundo o deputado, até o momento os moradores não foram consultados acerca do interesse desta instalação que pode comprometer as atividades de uma série de produtores rurais de Joinville, Campo Alegre e Garuva que desenvolvem seus cultivos no entorno do Quiriri. A economia destas cidades também pode sofrer bastante com a extensão da área de preservação.
“O Quiriri já tem uma grande e importante reserva ambiental. Hoje os agricultores que trabalham no entorno dela tiram dali seu sustento e movimentam a economia de Joinville. Eles também tem uma preocupação intensa relacionada à preservação ambiental da área e desenvolvem seus cultivos de forma alinhada às questões ambientais. Nossa preocupação é em saber como ficará a situação destes moradores do Quiriri caso a área de preservação ambiental seja estendida”, explicou Fernando Krelling.
O deputado de Joinville frisou que a população precisa ser ouvida. “Neste sentido entreguei a moção pedindo que o Instituto Chico Mendes reveja a situação e sobretudo escute a comunidade das cidades que compõe o Quiriri. O Quiriri é um riquíssimo patrimônio ambiental do Norte Catarinense e precisa ser preservado, mas não podemos deixar os moradores que há anos auxiliam na conservação da área sem poder produzir seus cultivos”, finalizou o deputado estadual Fernando Krelling.
