Programa abre mais de 9 mil vagas para CNH gratuita, inclusive na região
Edital prevê diferentes ações em 59 municípios catarinenses
Por Da Redação 8 min de leitura
Conheça os critérios exigidos para participar da iniciativa
O governo estadual lançou mais um edital de vagas do Programa CNH Emprego na Pista, uma oportunidade totalmente gratuita para todos que querem ter a primeira carteira de motorista, adicionar ou mudar de categoria, além de fazer o curso de motofrete com inclusão de EAR (Exercício de Atividade Remunerada) na CNH.
São 9.357 vagas disponibilizadas em 59 municípios catarinenses, inclusive em Canoinhas, Mafra, Porto União e outros do Planalto Norte. As inscrições vão até o dia 16 de dezembro, neste site. O sorteio será realizado no dia 18 de dezembro de 2025, às 14h, na sede do Detran/SC, com transmissão ao vivo pelo Instagram oficial do órgão.
Condições
Para participar, os candidatos devem ser alfabetizados, ter a idade mínima exigida para cada categoria e residir no Estado há pelo menos dois anos, além de cumprir as exigências do programa como ter o CadÚnico para as primeiras habilitações nas categorias A (moto) e B (carro). Também podem fazer a adição e mudança de categoria para D (ônibus e caminhão), e E (carreta), além do curso de motofrete com a inclusão do EAR (Exercício de Atividade Remunerada).
Iniciativa
“Essa é uma iniciativa inédita no Brasil em programas de CNH Social, pois o objetivo é oferecer a carteira de motorista para quem quer trabalhar, promovendo inclusão social e contribuindo para a geração de emprego e renda. Além disso, o programa garante, além da formação completa, a qualificação profissional”, pontua o presidente do Detran/SC, Cristiano Medeiros.
Lei estadual
O programa foi instituído no ano passado por meio de lei estadual e somente neste ano já foram disponibilizadas 8.451 vagas em 29 cidades catarinenses, fortalecendo o acesso ao mercado de trabalho formal e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
Com esse novo edital o total de vagas ofertadas chega a 17.808, ou seja, 59,36% das 30 mil vagas previstas no programa. As vagas são ofertadas nos municípios onde os Centros de Formação de Condutores (autoescolas), médicos e psicólogos são parceiros do Programa CNH Emprego na Pista, assim como demais entidades que podem ministrar os cursos.
