Henrique Marques conquista 2º ouro brasileiro no Mundial de Taekwondo
Fluminense se torna primeiro homem do país no lugar mais alto do pódio
Por Jornal Liberdade 1 min de leitura
O Brasil fez história no Campeonato Mundial de Taekwondo 2025, realizado em Wuxi, na China. O fluminense Henrique Marques, de 21 anos, conquistou a primeira medalha de ouro masculina do país na competição, tornando-se o terceiro brasileiro campeão mundial. Atual quinto colocado do ranking mundial na categoria até 80 kg, Henrique venceu o chinês Qizhang Xiang na final, após superar adversários de Cuba, Burkina Faso, Estados Unidos e Rússia.
A vitória marca a superação pessoal do atleta, que enfrentou a morte do pai em 2024 e uma cirurgia cardíaca em 2023. Natural de Itaboraí (RJ), Henrique iniciou no taekwondo em um projeto social local.
Outras brasileiras também competiram: Júlia Nazário (46 kg) e Raiany Fidelis (+73 kg) avançaram uma rodada, mas foram eliminadas na segunda luta. Na sexta-feira (24), Maria Clara Pacheco havia conquistado outro ouro para o país, repetindo o feito histórico de Natália Falavigna (2005). Nesta terça (28), João Victor Souza Diniz (68 kg) e Milena Titoneli (67 kg) ainda disputam medalhas.
