Página Inicial | Geral | CONSELHOS PARA MELHORAR A VIDA FINANCEIRA (4)

CONSELHOS PARA MELHORAR A VIDA FINANCEIRA (4)

No artigo de hoje, o tema ECONOMIA será a central de intenções, uma das bases para a prosperidade financeira. ECONOMIA Sem ela não há como: *sair da dureza pela falta de dinheiro, Fuja das dívidas, elas sempre serão um atraso doloroso na sua vida. Dívida é uma cadeia, você não vai a lugar nenhum! Sem […]

Por Celso e Mariana 37 min de leitura

No artigo de hoje, o tema ECONOMIA será a central de intenções, uma das bases para a prosperidade financeira.

ECONOMIA

Sem ela não há como:

*sair da dureza pela falta de dinheiro,

Fuja das dívidas, elas sempre serão um atraso doloroso na sua vida. Dívida é uma cadeia, você não vai a lugar nenhum!

Sem economia não se pode:

*ascender a um futuro promissor,

*viver uma vida digna sem miséria ou, no mínimo, confortável.

Como seria bom, se no final do mês, quando você fizer sua contabilidade de ganhos e gastos, sobrasse um dinheirinho, e na somatória de final do ano, sobrasse aquele dinheirão para fazer uma viagem dos sonhos ou para realizar quaisquer outros projetos que o fizessem feliz!

  • Pois é! Isso é possível, por mais que você duvide, é possível, sim!

Então, aí vão algumas dicas para este sonho se tornar realidade.

GANHO

Iniciemos pelo ganho. Não importa quanto você ganha por mês com o seu trabalho. Mas é preciso trabalhar, produzir alguma coisa para ter dinheiro.                                

  O importante é saber administrar com rigor o seu dinheiro!                                         

  • O TRABALHO É NECESSÁRIO PARA O ALAVANCAMENTO DA SUA PROSPERIDADE!

ADMISTRAÇÃO DOS BENS – REGRAS

Dentro dessa administração há regras a serem seguidas. Eis algumas>

  1. Nunca gaste mais do que ganha! Essa, talvez, é a parte mais difícil porque há que haver um controle total de cada centavo que entra e sai da sua carteira. Qualquer gasto desnecessário diminui a chance de sobrar algum dinheiro e, no final das contas, vai tudo por água abaixo.

Estamos falando de economia rigorosa de cada centavo gasto:

  1. Na economia da eletricidade, do gás, da comida, da água;
  2. No cuidado dos bens que você possui.

Por exemplo:                                                                                              

 *se, por descuido, uma xícara quebrar, será necessário repô-la;      

*se um alimento ficar sem ser consumido e estragar, aquele valor por ele pago estará perdido sem nenhum aproveitamento;                  

*Se o chuveiro for usado além do tempo necessário, a conta da água e da luz vai aumentar;                                                                              

*Assim como, deixar a luz acesa em algum cômodo da casa sem ninguém lá dentro, é gasto desnecessário;                                          

  *Isso vale para tudo na sua vida:                                                                   

EVITE

*um vidro de janela quebrado, um copo, uma xícara ou quaisquer objetos de uso útil quebrados, pois, você terá que substituí-los sob custos desnecessários.                                                                    

 *a compra de um calçado só porque estava na promoção na vitrine da loja,                                                                                                                    *a compra de um aparelho celular ou de qualquer outro apareho só porque a TV mostrou vantagens sobre o aparelho, mas você já tem um que funciona muito bem…

EMPRÉSTIMOS

.

A SITUAÇÃO MAIS COMUM QUE ACONTECE É QUE AQUELE PARA QUEM VOCÊ EMPRESTOU DINHEIRO NÃO O TINHA E NÃO VAI TÊ-LO PARA DEVOLVER.

*Não empreste dinheiro. Assim você evita dores de cabeça e até a perda de um amigo. Só empreste dinheiro em caso de absoluta emergência: doenças ou em casos de real URGÊNCIA.

Afinal, basta imaginar um pouco para perceber porque muita gente, mas, muita gente mesmo, está endividada, com o nome sujo na praça, e não consegue sair da miséria!

Tudo isso que estamos falando está ligado diretamente à ECONOMIA ou à falta dela.

Redobre a atenção sobre como você e sua família vive, tente ajustar pouco a pouco, seus hábitos, para que tenha chance de melhorar sua vida financeira.

 Quando isso acontecer, é só alegria!

Como mudar o pior para melhor.

Em primeiro lugar é preciso mudar a mentalidade.

A pessoa age conforme pensa. Já ouvi muito a famosa frase:

“DINHEIRO FOI FEITO PARA GASTAR!

 Pois bem… então, vá gastando à torto e à direito, assim você nunca o terá. O pouco ou o muito que você ganha será sempre dos outros, daqueles que pensam em ganhar e não em gastar!

Porquê você acha que alguns sempre tem dinheiro e a maioria não tem? Pense e responda para si mesmo!

Um dos motivos é o aproveitamento das oportunidades! Não perca, de jeito nenhum uma boa oportunidade de um bom emprego, de um bom negócio, de uma boa aplicação do seu dinheiro. Sempre pense em um futuro de sucesso!

você é dono do seu próprio futuro!

Entenda que levar sob controle absoluto sua vida financeira é um dos requisitos que o levará a ter sucesso e futuro promissor e, também, entenda que um controlador de finanças não é ser sovina que nega tudo à sua própria família e para você mesmo.

É importante que, de vez em quando, você e seus filhos tenham acesso à uma sorveteria, a uma comida diferente, a um passeio prazeroso.

  • MOVIMENTE SUAS FINANÇAS.

NUNCA deixe dinheiro parado, escondido debaixo do colchão. Aquele bicho feio chamado INFLAÇÃO age como cupins: vai corroê-lo até as paredes das suas finanças desabarem em farelo. Aplique seu dinheiro com sabedoria!

 Realmente, o dinheiro foi feito para gastar, mas em necessidades e utilidades, e o lazer faz parte da necessidade e da felicidade!

Trabalhe com prazer, faça aquilo que mais gosta de fazer, não reclame da vida e de ninguém, porque se alguma coisa vai ou não vai bem você é o único culpado!

Imagine-se, daqui algum tempo, sem dívidas, com dinheiro sobrando no cofre e com liberdade para fazer coisas que antes lhes eram impossíveis! Que vidão! É tudo alegria, e essa alegria só será possível se você chutar para longe um grande inimigo chamado DESPERDÍCIO!

  • SEMEIE PROSPRERIDADE.

Aja com cada centavo dos seus valores como se fossem sementes bem plantadas que crescerão e tornar-se-ão árvores que aumentarão sua prosperidade. Pense numa semente de maçã. Uma única semente, bem plantada e bem cuidada vai virar uma macieira repleta de maçãs. Cada maçã conterá outras tantas sementes e cada uma delas novamente vai se transformar em outra macieira.

Por hoje, foram apenas alguns conselhos úteis na ação do seu dia-a-dia. Pretendemos passar para você outros modos e hábitos que o levem a trilhar um caminho cheio de flores e não o cheio de espinhos que tanto fazem sofrer!

Por exemplo: há que ter cuidados com aspectos marcantes na sua vida, como evitar o hábito de fumar, de beber bebidas alcoólicas, drogas, corte do cabelo e barba em barbearias caras, troca constante de roupas e calçados (compra de roupas novas – pior se for de marca), perfumes caros, jogos de azar, empréstimos de dinheiro a outros, etc, dos quais e de outros falaremos em edições futuras.

GOSTOU? FAÇA E NÃO SE ARREPENDA!

ALERTA: É tempo perdido ler este texto sem aplicá-lo na sua vida diária!

Abraços de Celso e de Mariana!


O artesão estudou cada detalhe.

Estamos trabalhando em novos modelos.