Festival Literário de Santa Catarina é lançado na Assembleia Legislativa
Primeira edição do evento celebra a leitura, a cultura e a educação
Por Da Redação 9 min de leitura
Evento será realizado de 21 a 31 de maio de 2026
“A leitura é um ato de liberdade e escrever, um ato de coragem”. Com essa frase, o deputado Fernando Krelling (MDB) definiu a importância da primeira edição do Festival Literário de Santa Catarina, que será realizado em Joinville, de 21 a 31 de maio de 2026, no Complexo Centreventos Cau Hansen, ocorreu durante a suspensão da sessão ordinária da Assembleia Legislativa e foi proposta pelo parlamentar.
(Continua depois da publicidade)
Fruto
“O Festival Literário de Santa Catarina é fruto de 20 anos da Feira do Livro de Joinville, que agora cresce e se torna um grande evento para fomentar ainda mais a leitura em Santa Catarina”, afirmou o deputado, citando o ex-governador Luiz Henrique da Silveira, que sempre dizia: “Uma cidade sem cultura é um amontoado de gente”.
(Continua depois da publicidade)
Idealizadora
Idealizadora e presidente do festival, a escritora e integrante da Academia de Letras de Joinville, Sueli Brandão, afirmou que o novo evento é o legado natural da tradicional Feira do Livro. “É um passo além, de evolução e de pertencimento. O festival surge para celebrar a literatura em todas as suas formas, dialogando com diversas manifestações culturais”, afirmou. “Será um movimento cultural que convida toda Santa Catarina a celebrar o livro, a cultura e a educação. Que este momento na Alesc marque um novo tempo para a cultura catarinense”, completou.
(Continua depois da publicidade)
O curador do evento, jornalista Moacir Pereira, reforçou as palavras de Sueli Brandão e ressaltou a consolidação do projeto. “A Feira do Livro de Joinville é o mais importante evento literário do Estado e já deixa seu legado com a consolidação desse festival”, disse.
O professor e patrono Silvio Iung reiterou a importância do evento, convidando todos os catarinenses a prestigiá-lo. “Existe hoje uma promoção cultural permanente em Joinville, um município que une trabalho e vida cultural”, pontuou. A cerimônia de lançamento foi prestigiada por representantes do movimento cultural, literário e docente catarinense.
(Continua depois da publicidade)
Convidados
Grandes nomes da cultura e da literatura já confirmaram presença no Festival Literário de Joinville, entre eles o português Valter Hugo Mãe, Pedro Pacífico, Aline Midlej, Sérgio Vaz, Eliane Debus, Tino Freitas, Ilan Brenman, Emily Fidelix e Clara Alves, entre outros.
Foto Bruno Collaço/Agência AL