Página Inicial | Destaque | Encontrados desmatamentos irregulares em Papanduva e outros municípios da região

Encontrados desmatamentos irregulares em Papanduva e outros municípios da região

Operação nacional “Mata Atlântica em Pé 2025” foi deflgrada

Por Da Redação 7 min de leitura

No Estado, fiscalização foi coordenada pelo Ministério Público e pela Polícia Militar Ambiental

A operação nacional “Mata Atlântica em Pé 2025” identificou 192 hectares de desmatamento irregular em Santa Catarina. O balanço divulgado nesta sexta-feira (26) aponta multas que somam R$ 1,3 milhão em 83 casos de supressão irregular de vegetação, incluindo ocorrências em Papanduva, Bela Vista do Toldo, Itaiópolis, Mafra, Porto União e Rio Negrinho, no Planalto Norte.

No Estado, a fiscalização foi coordenada pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com a Polícia Militar Ambiental. Entre 15 e 19 de setembro, foram vistoriados 278 hectares, com base em 178 alertas gerados pela plataforma MapBiomas, que utiliza imagens de satélite para identificar possíveis áreas de desmate.

Uso de tecnologias
De acordo com a coordenadora do CME, promotora Stephani Gaeta Sanches, a operação reafirma o compromisso do Ministério Público com a preservação da Mata Atlântica. “Em Santa Catarina, conseguimos identificar e responsabilizar casos de desmatamento irregular por meio da atuação integrada com a Polícia Militar Ambiental e do uso de tecnologias como o MapBiomas. Os resultados demonstram que a fiscalização efetiva é possível e necessária”, ressaltou.

O comandante da Polícia Militar Ambiental, coronel Fabrício Berto da Silveira, destacou que a corporação segue comprometida com a preservação e recuperação do bioma. Segundo ele, a atuação conjunta reforça a proteção do bioma e garante benefícios diretos à saúde e ao bem-estar da população.

17 Estados
No Brasil, a Operação Mata Atlântica em Pé 2025 ocorreu em 17 Estados, com fiscalização de mais de 1,3 mil alertas e a constatação de 12,3 mil hectares desmatados irregularmente. As multas aplicadas somaram R$ 116,3 milhões.

Demais municípios
Confira os demais municípios catarinenses que registraram ocorrências clicando aqui.