Promotores de Justiça da região participam de encontro
Projeto "Prioriza" é uma iniciativa estratégica do Ministério Público
Por Da Redação 7 min de leitura
Iniciativa percorre todas as regiões de Santa Catarina
Nesta quinta-feira (25), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizou o décimo encontro do projeto “Prioriza”, no caso, na Universidade do Contestado, em Mafra. O evento, que percorre todas as regiões do Estado, busca fortalecer a atuação voltada à sociedade catarinense, promovendo a escuta ativa entre membros da Instituição.
Promotores de Justiça de Papanduva, Mafra, Itaiópolis, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Canoinhas e Porto União participaram da programação. O encontro teve como objetivo principal ouvir os membros da região e debater as prioridades de atuação do Ministério Público com base nas demandas locais.
O “Prioriza” é uma iniciativa estratégica do MPSC voltada ao fortalecimento da atuação ministerial em áreas fundamentais como saúde, educação, infância, segurança pública e direitos humanos. O programa busca ampliar o impacto social do Ministério Público, alinhando seus recursos e ações às demandas reais da população catarinense.
Experiências
A Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, destacou, então, que o “Prioriza” é uma oportunidade de buscar formas mais efetivas de gerar impacto social por meio da atuação do MPSC. Com um exemplo real, ela se emocionou narrando um acolhimento feito há 42 anos pela então promotora Heloísa Crescenti Abdalla Freire, hoje Procuradora de Justiça. Vanessa contextualizou que, em Mafra, Heloísa atendeu uma família em situação de vulnerabilidade extrema, consequência do alcoolismo.
Reconstrução de vida
Depois, reafirmou que, ao escutar o casal com sensibilidade, encaminhou o homem a um grupo de apoio, o que resultou na reconstrução de sua vida e da família. Décadas depois, o casal continua unido e tem uma neta cursando Direito. “O Ministério Público transforma vidas, e é esse compromisso com a sociedade que viemos reafirmar aqui”, declarou.