Página Inicial | Geral | Cinema nas Escolas leva sétima arte para estudantes

Cinema nas Escolas leva sétima arte para estudantes

Araquari

Por Jornal Liberdade 7 min de leitura

O Projeto Cinema nas Escolas, aprovado pela Lei Paulo Gustavo, está transformando a rotina dos estudantes de Araquari (SC). Ontem, foram realizadas sete sessões de cinema para crianças e pré-adolescentes da Escola Municipal Amaro Coelho, em uma verdadeira celebração ao cinema catarinense.

A programação segue nesta quinta-feira. No auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), acontecem duas sessões especiais para alunos do Colégio Estadual Almirante Boiteux. Já no auditório da Escola Senador Luiz Henrique da Silveira, o público poderá prestigiar, no período da tarde, mais duas exibições.

Idealizado e aprovado em nome de Flávio Conceição e do Projeto Cidadão do Bem, o Cinema nas Escolas é realizado pelo cineclubista Robson Rodrigues e pela Associação Multicultural Panaceia Teatro e Cinema. O objetivo é aproximar crianças e jovens do universo da sétima arte, valorizando a produção catarinense e fortalecendo o acesso à cultura no município.

Os filmes apresentados aos alunos trazem reflexões essenciais sobre respeito, cidadania, combate à violência e valorização da vida, provocando diálogos importantes dentro do ambiente escolar.

Para Flávio Conceição, idealizador do projeto, a iniciativa representa muito mais do que entretenimento:

“Vejo com bons olhos e destaco a importância da cultura para a cidadania de qualquer pessoa, de qualquer idade, em qualquer lugar do mundo.”

O cineclubista Robson Rodrigues também comemora os resultados alcançados:

“Eles estão medidos aqui pelos sorrisos, pela emoção e pelas perguntas feitas nos debates, pelas crianças e pelos adolescentes. É tudo muito mágico ver o conhecimento se fortalecendo.”

Cabe lembrar também os esforços da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura Municipal, do Governo Federal e do Ministério da Cultura, fundamentais para que a arte chegue até as pessoas.
Produção executiva Felipe Alexandre e Maru Caetano
Curadoria Zé Sozinho Produções, Robson Henrique e Andriele Emmerich