Página Inicial | Geral | Cineclube Panaceia promove sessão especial

Cineclube Panaceia promove sessão especial

Campo Alegre

Por Jornal Liberdade 6 min de leitura

Na foto, os cineclubistas Robson Rodrigues e Robson Henrique, e os representantes da UDESC.

Campo Alegre (SC) – O Cineclube Panaceia realiza na quarta-feira (20), às 19h, uma sessão especial no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson. A atividade integra a campanha Agosto Lilás e propõe uma noite de cinema seguida de debate com o público sobre violência e abusos contra mulheres.

A curadoria é assinada pelo cineclubista Rafael Nagel, da Zé Sozinho Produções, com mediação de Robson Rodrigues e Robson Silva. O objetivo é usar o cinema como ferramenta de reflexão e mobilização social, criando um espaço para escuta, informação e construção coletiva de estratégias de enfrentamento.

A sessão faz parte de um circuito de 50 exibições com debates previstas para 2025 e 2026, realizadas pelo Cineclube Panaceia em parceria com a UDESC (CEPLAN/Projeto Cine Educação). Desde o início do ano, o projeto percorre escolas e espaços culturais da região, consolidando um percurso formativo em letramento audiovisual e cidadania. A equipe conta com apoio do bolsista Gabriel Lima.

Segundo a organização, a parceria com a UDESC fortalece a aproximação da universidade com as comunidades por meio da arte e da cultura, incentivando o pensamento crítico sobre temas sociais e estruturais e ampliando a rede local de educação e cultura.

Para Marília Scheffer, a proposta vai além do entretenimento:

“O cinema nos ajuda a enxergar além da tela, tem a força de nos emocionar e, ao mesmo tempo, despertar consciência. Em Campo Alegre, abrimos as portas para fortalecer o debate e reafirmar nosso compromisso: nenhuma forma de violência contra a mulher é tolerada. O Agosto Lilás é um chamado à ação. A cultura também é instrumento de proteção, diálogo e enfrentamento”, afirmou.