Página Inicial | Geral | Vice-prefeita de Porto União apresenta propostas na Alesc

Vice-prefeita de Porto União apresenta propostas na Alesc

Porto União

Por Jornal Liberdade 8 min de leitura

Florianópolis

Na terça 9 de julho durante visita ao gabinete do deputado estadual Fernando Krelling, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a vice-prefeita de Porto União, Suelen Geremia, apresentou duas indicações de relevância para a saúde pública do estado e agradeceu o apoio recebido pelo parlamentar.

A primeira proposta trata da disponibilização gratuita de sensores de glicemia para diabéticos tipo 1. Segundo Suelen, o uso contínuo desses dispositivos permite o monitoramento preciso da glicose e pode evitar complicações graves no futuro, como cegueira, insuficiência renal e amputações. “Apesar do investimento inicial parecer alto, a economia em tratamentos e internações a longo prazo é muito maior. Além disso, estamos falando de qualidade de vida para os catarinenses”, destacou.

A sugestão foi bem recebida pelo deputado Fernando Krelling que já encaminhou indicação formal ao governador do Estado, solicitando estudos para viabilizar o fornecimento desses sensores por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) estadual.

A segunda proposta trata do projeto “Bebê IRE” (Identificação por Registro Eletrônico), inspirado em uma iniciativa que começou no Paraná e que está em fase de expansão para 77 hospitais naquele estado. O programa realiza, no momento do nascimento, o registro digital biométrico da mãe e do recém-nascido, garantindo maior segurança e rastreabilidade no caso de sequestros, fraudes de identidade e trocas de bebês.

“É um projeto que já desperta interesse em outros estados e até fora do país. A ideia é simples e eficiente: a digital do bebê é registrada no momento do parto, vinculada à digital da mãe. Isso impossibilita que o recém-nascido seja registrado de forma fraudulenta posteriormente”, explicou Suelen.

A vice-prefeita defende que Santa Catarina avance junto ao Paraná, integrando essa tecnologia ao sistema estadual de saúde, fortalecendo a segurança nas maternidades e dando mais tranquilidade às famílias. A proposta também está sendo analisada pela equipe técnica do deputado, que estuda a melhor forma de formalizar a solicitação junto ao Governo do Estado.

“Queremos agradecer o apoio do deputado Fernando Krelling, que nos ouviu com atenção e já começou a tomar providências. Essas duas iniciativas podem fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas”, concluiu Suelen.